Sobre nós
Sobre a Spat
A SPAT foi criada pela necessidade de considerarem imprescindível a existência de um organismo Nacional vocacionado para a artroscopia, que pudesse representar Portugal a nível internacional. Assim, esta Associação tem como principal objetivo contribuir para a difusão da técnica da artroscopia em Portugal.

SPAT - Pessoa Coletiva de Utilidade Pública
A Secretaria Geral da Presidência do Conselho da Ministros, e no uso dos poderes subdelegados pelo Ministro da Presidência através do despacho n.º 4213/2010, de 26 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 48, de 10 de Março de 2010, declara a SPAT — Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva pessoa coletiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de Dezembro.
A Declaração de utilidade pública é atribuída por prestar, desde 1994, relevantes e continuados serviços à comunidade, na área de difusão e promoção da artroscopia, traumatologia desportiva e cirurgia do joelho, a nível dos médicos em geral e dos ortopedistas em particular.
Consultar Diário da República de 10 de Março.
OS NOSSOS OBJETIVOS
A difusão da artroscopia deveria ser promovida através de:
-
Realização de cursos teóricos-práticos;
-
Realização de congressos, conferências e sessões clínicas;
-
Atribuição de bolsas destinadas a médicos interessados em iniciar a técnica ou aperfeiçoamento da mesma.
A DIREÇÃO
-
Presidente: Alcindo Silva
-
Vice-Presidente: Hélder Pereira
-
Secretário: Carla Madaíl
-
Tesoureiro: João Lourenço
-
Vogal: Ricardo Telles de Freitas
-
Vogal: Eduardo Carpinteiro
-
Vogal: Pedro Dantas
MESA ASSEMBLEIA GERAL
-
Presidente: Gonçalo Moraes Sarmento
-
Vogal: João Moura
-
Vogal: João Oliveira
-
Vogal: Nuno Camelo
CONSELHO FISCAL
-
Presidente: Horácio Sousa
-
Vogal: Pedro Dinis
-
Vogal: Carlos Queirós
SÓCIOS FUNDADORES
António Alberto Pereira Lemos
António Bernardo Carvalhais Figueiredo
António João Rosmaninho Seabra
António Saraiva Sampaio
Artur Augusto Pereira de Castro
Carlos Manuel Cerca Ferreira da Silva
Ernesto Fernando Fonseca Moura
Francisco Manuel Magalhães dos Santos Silva
Herminio Manuel P. Loureiro Silva Pereira
João Alberto Ramalho Mendonça Oliveira
João Duarte Coelho do Sameiro Espregueira-Mendes
José Agostinho Ribeiro Dourado
José Carlos F. Pinto Noronha
José Carlos Ferreira Leitão
José de Almeida Tomé
José Manuel Barbosa Romero Antelo
José Manuel Gomes Lourenço
José Mário Beça
Manuel Bento Amorim Machado
Manuel Rufino Vieira Freitas
Mário Augusto Borges Mesquita Montes
Rui Alexandre Peixoto Pinto
Vasco Morais Batista
Mensagem do presidente
Caríssimos(as) colegas,
Na celebração dos 30 anos da nossa Sociedade, n o XVI Congresso Nacional da SPAT realizado a 10/11 Outubro, no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, teve também lugar o ato eleitoral que resultou na eleição de uma nova eleição da SPAT para um novo biénio 2024-2026.
É com grande sentimento de serviço e entusiasmo que esta nova equipa vai representar a Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva.
Pretendemos respeitar a memória e ensinamentos de todos quantos nos precederam, e não existe melhor forma que a de trabalhar exaustivamente no crescimento da nossa SPAT.
Um dos nossos objetivos é promover a SPAT no plano internacional, estabelecer e consolidar parcerias sólidas com sociedades afiliadas e outras congéneres.
Um dos projetos mais importantes desde já assegurados é o lançamento de um jornal internacional: O “The Hive - Musculoskeletal Journal (HMSJ)”. Uma iniciativa inovadora em parceria com algumas das principais sociedades científicas no nosso âmbito (AGA, SFA, AEA).
Esta é uma conquista notável e esperamos proporcionar aos nossos membros esta oportunidade única de publicar seus trabalhos em uma publicação com visibilidade internacional, “peer-reviewed”, com um corpo editorial de excelência e alto impacto, focado na indexação e obtenção de “impact factor” com a maior brevidade possível!
Estamos entusiasmados em partilhar que já estamos no ar e que o primeiro artigo já foi publicado e por sermos membro da revista garantimos a gratuitidade na publicação.
Sabemos que temos potencial de publicação e este grande projeto é dirigido a sócios e futuros sócios.
Tenta servir as exigências crescentes de formação, investigação e publicação científica nacionais.
Permite ainda estabelecer e representar a nossa sociedade e seus sócios no panorama da atividade científica nacional e internacional.
A essência da SPAT mantém-se e inclui a promoção da artroscopia em todas as suas vertentes, a realização de cursos formativos teórico-práticos, conferências, sessões clínicas e divulgação da sociedade.
Esta nova direção , tem uma equipa fortemente empenhada em trabalhar no crescimento da SPAT. Encontra-se aberta aos sócios, às suas sugestões e ideias, para que todos possamos dar o necessário contributo para uma sociedade mais eficaz, coesa e forte.
Espero que aceitem o desafio de representarem a SPAT ao submeterem as vossas publicações no The Hive.