O European Arthroscopy Fellowship decorreu de 20 de setembro a 10 de outubro em 7
países europeus. Foi uma honra ser o representante da SPAT. Tive oportunidade de conhecer
diferentes centros cirúrgicos Europeus, excelentes Cirurgiões e as suas equipas, e criar uma
Amizade com os incríveis Fellows que me acompanharam.
1. Itália - Bréscia
O EAF 2023 começou da melhor maneira em Bréscia com excelentes apresentações científicas realizadas pelos fellows, seguida de discussão de casos clínicos. No segundo diacompanhamos o Prof. Giuseppe Milano, a Dra. Maristella Saccomanno e o Dr. Giovanni Vinanti em cirurgias complexas de ombro e joelho. No terceiro dia fomos recebidos pelo Dr. Giovanni Bonaspetti (Presidente da SIAGASCOT), Dr. Pierfrancesco Bettinsoli e Dr. Flavio Azzola no S.Anna Clinical Institute of Brescia e pelo Dr. Stefano Rossi, Dr. Luca Matascioli e Dr. Loris Perticarini no Poliambulanza Foundation Hospital. Assistimos a cirurgias muito interessantes, destacando artroplastia do joelho assistida por robot realizada pelo Dr. Stefano Rossi e uma trocleoplastia realizada pelo Dr. Luca Matascioli. No último dia visitamos uma adega típica em Franciacorta e apoiamos a equipa de Basquetebol do Brescia nas meias- finais da Taça Italiana de Basquetebol.
2. A segunda paragem foi dividia por dois países membros da AGA (German-speaking
Arthroscopy Association)
2.1. Alemanha - Munique
Foi uma curta paragem, mas muito enriquecedora. Fomos recebidos pelo Prof. Dr. Philipp Niemeyer em pleno Oktoberfest. No dia seguinte, após apresentação do Orthopädische Chirurgie München, tivemos a oportunidade de acompanhar o Dr. Robert Hube numa manhã dedicada a artroplastia primária da anca e de joelho. Ficamos impressionados com a organização e eficiência do bloco operatório. A manhã terminou com uma excelente discussão científica sobre lesões cartilagíneas moderada pelo Prof. Dr. Philipp Niemeyer.
Imagens 1
2.2. Áustria - Innsbruck
Chegados a Innsbruck fomos recebidos pelo Prof. Christian Fink, Dr. Christian Hoser e Dra. Elizabeth Abermann no Privatklinik Hochrum. Ficamos a conhecer o racional por de trás das técnicas cirúrgicas desenvolvidas com “flat ligaments”. Visitamos o centro Motum, espaço dedicado à Investigação e reabilitação de lesões desportivas. Tivemos também a oportunidade de expor apresentações científicas com discussão das técnicas com “flat ligaments” deste grupo. No dia seguinte acompanhamos no bloco operatório o Prof. Dr. Sepp Braun e o Dr. Peter Gföller, em casos de traumatologia desportiva de ombro e joelho. O dia terminou com uma vista de Innsbruck a partir do topo da montanha. Impressionante!
3. França – Paris
Em Paris fomos recebidos no Ambroise Paré Hospital pelo Professor Thomas Bauer e pela sua equipa. Tivemos contacto com uma grande variedade de casos cirúrgicos dos quais destaco um transplante meniscal realizado pelo Dr. Charles Pioger. Foi uma excelente experiência numa cidade lindíssima.
Imagens 1
4. Praga – Républica Checa
Em Praga tivemos a honra de ficar hospedados em plena praça da Cidade Velha. O Prof. Havlas Vojtěch e o Prof. Jakub Krautzner receberam-nos no Motol Hospital, um dos maiores da Europa Central. Ficamos impressionados com a organização do Serviço de Ortopedia. Tivemos a oportunidade de participar e discutir casos de artroscopia de anca, joelho e ombro. No último dia assistimos também a uma artroplastia patelofemoral.
Partilhamos também os nossos trabalhos de investigação numa reunião científica partilhada com todo o serviço de Ortopedia. O concerto de música clássica na Charles University e o jantar no rio Vltava foram sem dúvida 2 momentos muito especiais e inesquecíveis, preparados pelos nossos anfitriões.
5. Madrid - Espanha
A visita a Madrid foi centrada no bloco operatório. A Dra. Gia Rodríguez Vaquero e Dr. Alonso Bau foram os nossos anfitriões. Estivemos no Rey Juan Carlos Hospital e na Fundación Jimenez Diaz. Ficamos impressionados com a excelência com que a Dra. Gia Rodríguez Vaquero realizou um Latarjet artroscópico e uma transferência de tendão do trapézio inferior assistida por artroscopia, bem como várias reparações da coifa dos rotadores. Tivemos ainda oportunidade de discutir exame físico de ombro. Houve ainda oportunidade de assistir a uma trocleoplastia realizado pelo Dr. Alonso Bau. No último dia visitamos o Santiago Bernabéu.
6. Porto – Portugal
O EAF terminou da melhor maneira na cidade do Porto. Fomos recebidos de forma calorosa pela Direção da SPAT – Dr. Alcindo Silva, Dra. Carla Madaíl, Prof. Hélder Pereira e Dr. Carlos Queirós no Hospital da Luz Arrábida. A manhã do último dia Fellowship foi reservada para uma reunião científica onde os fellows apresentaram os seus projetos de investigação, seguida de uma discussão muito enriquecedora. No período da tarde acompanhamos o Dr. Alcindo Silva em cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior, com diferentes enxertos. Ficamos a perceber a sua filosofia no tratamento destas lesões. Como representante da SPAT foi muito gratificante perceber que o Porto foi uma das paragens favoritas por parte dos meus colegas. Parabéns SPAT pela excelente organização!